Construções com gerúndio em dissertações e teses
Não quero, neste post, construir aquelas máximas sobre o que deve ou não ser feito em textos acadêmicos. Não proponho um manual ”decoreba” que deve, à risca, e inflexivelmente, ser seguido por pesquisadores.
Chamo a atenção, no entanto, para períodos longos, cujas orações são ”emendadas” por meio de verbos com gerúndio, comumente elaboradas como no exemplo a seguir:
Assim, a cidade vai se favorecendo para carros, como por exemplo, o caso de edifícios privados, onde, muitas vezes, nestes, destinam-se seus primeiros andares para ao servirem serviço de garagem, já que não há uma imposição quanto a isto na legislação, tampouco nem quanto em relação ao número de vagas máximas permitidas em Belém, o que faz com que as fachadas ativas sejam cada vez menos presentes impactando o seu entorno e existindo um benefício individual que prejudica o coletivo.
Sugestão de reescrita:
Assim, a cidade favorece transportes individuais como carros, edifício privados, onde os primeiros andares destinam-se ao serviço de garagem. E não há imposição sobre essas questões na legislação brasileira. Tampouco, em nível municipal, em relação ao número de vagas máximas permitidas em Belém, o que faz com que as fachadas ativas sejam cada vez menos presentes. Isso impacta o entorno e há um benefício individual que prejudica o coletivo*.
* Além da reescrita, eu sugeriria que o autor revesse, no caso do parágrafo supracitado, o conteúdo deste, que está além de minha intervenção, mas, com certeza, pode ser melhorado por ele/ela.
Essas construções são mais comuns na fala. Em textos acadêmicos, elas são malvistas, deixam o período muito carregado e longo. Embora seja complicado falar em objetividade científica, para o caso de textos acadêmicos, eu sugiro a todos os meus clientes que busquem construções mais simples, menos carregadas, especialmente quando eles têm dificuldades para redigir bons períodos longos.
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