Pular para o conteúdo principal

Construções com gerúndio em dissertações e teses

 

Construções com gerúndio em dissertações e teses

Não quero, neste post, construir aquelas máximas sobre o que deve ou não ser feito em textos acadêmicos. Não proponho um manual ”decoreba” que deve, à risca, e inflexivelmente, ser seguido por pesquisadores.

Chamo a atenção, no entanto, para períodos longos, cujas orações são ”emendadas” por meio de verbos com gerúndio, comumente elaboradas como no exemplo a seguir:

Assim, a cidade vai se favorecendo para carros, como por exemplo, o caso de edifícios privados, onde, muitas vezes, nestes, destinam-se seus primeiros andares para ao servirem serviço de garagem, já que não há uma imposição quanto a isto na legislação, tampouco nem quanto em relação ao número de vagas máximas permitidas em Belém, o que faz com que as fachadas ativas sejam cada vez menos presentes impactando o seu entorno e existindo um benefício individual que prejudica o coletivo.

Sugestão de reescrita:

Assim, a cidade favorece transportes individuais como carros, edifício privados, onde os primeiros andares destinam-se ao serviço de garagem. E não há imposição sobre essas questões na legislação brasileira. Tampouco, em nível municipal, em relação ao número de vagas máximas permitidas em Belém, o que faz com que as fachadas ativas sejam cada vez menos presentes. Isso impacta o entorno e há um benefício individual que prejudica o coletivo*.

* Além da reescrita, eu sugeriria que o autor revesse, no caso do parágrafo supracitado, o conteúdo deste, que está além de minha intervenção, mas, com certeza, pode ser melhorado por ele/ela.

Essas construções são mais comuns na fala. Em textos acadêmicos, elas são malvistas, deixam o período muito carregado e longo. Embora seja complicado falar em objetividade científica, para o caso de textos acadêmicos, eu sugiro a todos os meus clientes que busquem construções mais simples, menos carregadas, especialmente quando eles têm dificuldades para redigir bons períodos longos.

________________________________________________________________________

Solicite orçamento para Revisão de seu Artigo Científico, Trabalho de Conclusão de Curso, Dissertação de Mestrado ou Tese de Doutorado: andersonhander@gmail.com ou servicos@criteriorevisao.com.brFacebook: https://web.facebook.com/criteriorevisao/ (curta a minha página no Facebook!)

https://www.youtube.com/watch?v=dwISvqMSdvE&t=4s

Telefone: (61) 99801-6596 (Whatsapp)

Skype: criteriorevisaotextual

Instagram: @criteriorevisao ou @escrevereviver

Ofereço dois tipos de Revisão de Textos (Revisão Ortográfica e Gramatical) e (Revisão Crítica). Além disso, ofereço serviço de Formatação (conferência de normas conforme ABNT, APA, CHICAGO, VANCOUVER ou Manual próprio).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

REVİSÃO DE TEXTO

  REVİSÃO DE TEXTO Se o seu texto tiver muitos problemas, se o seu orientador tiver criticado bastante o seu texto ou se você não tiver muita certeza sobre o tipo de Revisão necessária, eu sugiro a Revisão Ortográfica e Gramatical, e Revisão Crítica (10,00 reais por lauda), pois, além das intervenções de ortografia e gramática (sempre há algum problema dessa ordem em textos), eu reformulo períodos mal elaborados para deixar o texto mais elegante e de acordo com o gênero textual proposto. Além disso, o serviço de Revisão Ortográfica e Gramatical, e Revisão Crítica inclui uma leitura crítica de seu texto, com base em meu olhar como pesquisador, Professor e a sensibilidade de alguém que, além da teoria, viveu/viajou por mais de 40 países nos últimos anos, fala, fluentemente, duas outras línguas e esteve em contato com culturas diversas. Por meio desse serviço, eu desconstruo o seu texto, tento invalidá-lo, de maneira a torná-lo mais eloquente.  Sou mestre em Linguística pelo Programa de
  Escrevi este post em resposta aos vários   e-mails   que recebo, com questionamentos sobre como comecei a empreender na internet, ao longo destes 19 anos. Meu nome é Anderson Hander Brito Xavier. Sou Revisor de Textos. Atuo há mais de 17 anos na área de Educação. Comecei a empreender na escola; eu fazia a capa dos trabalhos dos meus colegas, e ensinava inglês a eles aos finais de semana (no Segundo Grau). Quando entrei na universidade, ganhei muito dinheiro dando aulas particulares, e sendo fiscal de provas de concursos e vestibulares (fui fiscal do CESPE durante vários anos da minha vida), e participei de vários projetos como bolsista. Eu paguei todos os meus intercâmbios com o dinheiro que recebi desses projetos. Comecei com o Marketing Digital em 2003. criei um blogue na plataforma WordPress. Foram mais de 10 anos, desde então, escrevendo textos para os meus sites; e eu ainda escrevo, até hoje, ao menos, um texto por semana. Depois expandi a minha visão com Google Ads e outras pos